tag:blogger.com,1999:blog-7075956738802182282024-03-08T11:53:35.546-08:00Matemática e CiênciasTeresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-88522323689851467972013-05-26T13:00:00.002-07:002013-05-26T13:09:51.607-07:00Alunos do 7º Ano <div align="center" class="MsoNoSpacing" style="text-align: center;">
<b><span style="font-size: 12.0pt;">Lista de exercícios de revisão para a prova</span></b></div>
<div align="center" class="MsoNoSpacing" style="text-align: center;">
<b><span style="font-size: 12.0pt;">Peixes,
anfíbios e répteis<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
1) Cite cinco características gerais dos peixes. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Possuem corpo alongado; possuem o
corpo coberto por escamas; possuem o corpo achatado; <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">possuem brânquias; possuem
coração com um átrio e um ventrículo. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
2) Explique como é o formato do corpo dos peixes. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Achatado lateralmente e alongado.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
3) Os peixes são animais pecilotérmicos? Por quê?
Lembre-se da relação entre sua temperatura corporal e o meio ambiente. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Sim, a temperatura do corpo varia
conforme a do ambiente.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
4) Os peixes são animais que possuem escamas. Explique
qual é a sua função. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Sua função é auxiliar a
movimentação na hora do nado.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
5) Como se divide o coração dos peixes? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">O coração dos peixes divide-se em
um átrio e um ventrículo. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
6) O que são bolsas olfatórias, presentes nos peixes? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Estruturas relacionadas à
percepção do cheiro.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
7) O que é a linha lateral dos peixes? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Estruturas relacionadas à
percepção da pressão e temperatura da água.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
8) Quantos pares de brânquias têm os peixes
ósseos(osteíctes)? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Quatro pares</span>.<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
9) O que é o opérculo? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Estrutura que protege as
brânquias</span>.<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
10) Quantos pares de brânquias têm os peixes
cartilaginosos? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Cinco pares.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
11) Associe corretamente as colunas:<br />( A)
Piracema ( )
larva dos peixes<br />( E )
Alevino
( ) ovário dos peixes<br />(
C ) Opérculo ( )
migração de peixes para a reprodução<br />( D )
Ova ( )
cobertura das brânquias<br />
<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNormal" style="background: #FAFAFA; line-height: 14.25pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
12) Cite cinco características gerais dos anfíbios. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Os anfíbios são vertebrados cuja
característica fundamental é o desenvolvimento na fase </span><span style="color: red; mso-bidi-font-family: Calibri; mso-bidi-theme-font: minor-latin; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">larvária em meio aquático e na
fase adulta em meio terrestre. Possuem pele úmida lisa, além <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">de respiração pulmonar e cutânea;
são pecilotérmicos (animais de sangue frio). </span><o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
13) Como é a pele dos anfíbios? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Possuem pele úmida e lisa<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
14) Complete os espaços abaixo com as expressões do
quadro. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
temperatura
, pecilotérmicos ,
peixes , ambiente ,
corpo <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
Os anfíbios são animais________________, assim como os
__________: a ___________ do_____ varia de acordo com a temperatura do
_____________. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
15) Complete os espaços abaixo com as expressões do
quadro. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
metamorfose
, anfíbios ,
larva ,
adulta <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
Em seu desenvolvimento, os __________ apresentam uma fase
de _______ que, após sofrer ________________, transforma-se na fase
___________. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
16) Quais são os tipos de respiração nas duas fases do
desenvolvimento dos anfíbios? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Na fase larval, respiram por
brânquias; na fase adulta, respiram pela pele e pelos pulmões</span>.<span style="color: red;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
17) Como se divide o coração dos anfíbios? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">O coração dos anfíbios divide-se
em três cavidades, com dois átrios e um ventrículo.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
18) Como são classificados os anfíbios? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Anuros, urodelos e ápodes.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
19) Defina a ordem dos anuros. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Animais sem cauda em com quatro
patas.(sapos)<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
20) Defina a ordem dos urodelos. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Animais com cauda e com quatro
patas.(salamandras)<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
21) Defina a ordem dos ápodes. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Animais sem patas e, geralmente,
com escamas.(cobras-cegas)</span><o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
22) Cite cinco características gerais dos répteis. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Os répteis possuem pele seca e
rica em queratina; possuem poucas glândulas superficiais; <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">dois pares de extremidades, cada
uma tipicamente com cinco dedos terminando em garras <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">córneas e adaptadas para correr,
rastejar ou trepar; esqueleto completamente ossificado; <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">crânio com um côndilo occipital;
temperatura corporal variável (pecilotérmicos), de acordo <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">com o ambiente; fecundação
interna, geralmente por órgãos copuladores</span>. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
23) Como é dividido o coração dos répteis? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">O coração dos répteis é dividido
em quatro cavidades, com dois átrios e dois ventrículos</span>.<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
24) Como se divide a classe dos répteis? <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Quelônios, crocodilianos e
escamados.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
25) Defina a ordem dos quelônios. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Corpo recoberto por duas
carapaças.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
26)Cite exemplos de quelônios.<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Tartarugas, jabutis e cágados<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
27) Defina a ordem dos crocodilianos.<o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">São animais vertebrados e
rastejantes. São representantes os
crocodilos e jacarés .O corpo dos crocodilianos é coberto por escamas e placa
ósseas. São carnívoros e passam boa parte do tempo dentro da água ou na beira
de rios, onde a maioria vive. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<div class="MsoNoSpacing">
28) Defina a ordem dos escamados. <o:p></o:p></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<span style="color: red;">Corpo recoberto por escamas ou
placas córneas. São representantes desta ordem as serpentes e o lacertílios.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNoSpacing">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNoSpacing">
29) Comente sobre um escamado , um
quelônio e um crocodiliano.<o:p></o:p></div>
Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-19931420837599004292013-05-17T11:58:00.000-07:002013-05-17T12:17:07.125-07:00Vídeos 3 e 4 - Répteis inteligentes, estratégias evolutivasAlunos do 7º Ano<br />
<br />
Os vídeos abaixo, mostram curiosidades sobre as estratégias evolutivas de alguns répteis lacertílios.Postem um comentário com relação ao que vocês acharam mais interessante.<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<br /></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/rwBdXQEleyM?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<br /></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/nrTXn0xeSAI?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com14tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-30887298650855376772013-05-17T11:40:00.000-07:002013-05-17T11:40:00.472-07:00Vídeo 2 - Répteis QuelôniosAlunos do 7º Ano<br />
<br />
O vídeo abaixo está relacionado com o grupo dos quelônios, tartarugas, jabutis e cágados.Postem um comentário relacionando as características desses répteis e como podemos diferenciá-los.Vocês têm até o dia 22/05 para postar o comentário.Boa sorte.<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/f604jg6BDAk?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-80044420106184512442013-05-14T12:17:00.000-07:002013-05-14T12:17:00.581-07:00Vídeo 1 - Dragão de Komodo, um grande réptil Alunos do 7º Ano, assistam o vídeo abaixo sobre o réptil Dragão de Komodo. Vocês farão atividades em sala de aula refente aos vídeos que serão postados no decorrer da semana.Façam um relatório sobre o vídeo 1 no caderno.Boa sorte!<br />
Teresa<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<object width="320" height="266" class="BLOGGER-youtube-video" classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,40,0" data-thumbnail-src="https://ytimg.googleusercontent.com/vi/_Hwpfy8tJ1E/0.jpg"><param name="movie" value="https://youtube.googleapis.com/v/_Hwpfy8tJ1E&source=uds" /><param name="bgcolor" value="#FFFFFF" /><param name="allowFullScreen" value="true" /><embed width="320" height="266" src="https://youtube.googleapis.com/v/_Hwpfy8tJ1E&source=uds" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true"></embed></object></div>
<br />Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com13tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-59762006124325525672013-05-14T11:39:00.003-07:002013-05-14T11:39:41.104-07:00O Coração HumanoAlunos do 8º Ano, assistam o vídeo abaixo e respondam às perguntas em "comentários".è importante a participação de todos, pois estão sendo avaliados.Um abraço!<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/z8t9nidc5PQ?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />
1)Qual a função do coração no sistema circulatório?<br />
2)Onde está situado o coração?<br />
3)Quais são as cavidades do coração?<br />
4)Qual é o tipo de sangue que encontramos do lado direito e do lado esquerdo do coração?<br />
5)Qual válvula encontramos entre o átrio e o ventrículo direito?<br />
6)Qual válvula encontramos entre o átrio e o ventrículo esquerdo?<br />
7)Onde ocorre a troca gasosa de oxigênio para gás carbônico?<br />
8)O que são os alvéolos?Onde são encontrados?<br />
9)Cite duas diferenças entre as veias e artérias.<br />
10)Pesquise uma doença relacionada ao sistema circulatório e comente a respeito.<br />
<br />
Boa sorte!Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com10tag:blogger.com,1999:blog-707595673880218228.post-41806488189101083352013-05-14T10:30:00.002-07:002013-05-14T10:30:27.799-07:00Química 9º Ano<br />
<div style="text-align: center;">
Atividade de Ciências</div>
<br />
<div style="text-align: justify;">
Assistam o vídeo abaixo e respondam às perguntas.Postem como "comentários".Vou avaliar a participação de cada aluno.É muito importante que vocês participem, terão uma semana para responder.Um abraço!<br />
Teresa<br />
<br /></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/dUpCcCjpvBk?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>
1)Quais são os elementos constituintes da matéria?<br />
2)O que é matéria?<br />
3)Cite três partículas subatômicas.<br />
4)Quais são as duas regiões do átomo?<br />
5)Qual é a função do nêutron no átomo?<br />
6)Por que podemos afirmar que todo átomo é neutro?<br />
7)Quando é que um elétrons tem mais energia?<br />
8)O que acontece com os elétrons quando eles se movem de uma camada para outra na eletrosfera?<br />
Teresa Cristinahttp://www.blogger.com/profile/03748203945752199236noreply@blogger.com12